sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sexualidade do Jovem Brasileiro - Pesquisa e livro

A Pesquisa Juventudes e Sexualidade realizada pela UNESCO entre jovens de 10 a 24 anos de idade que freqüentam escola, apresentou um diagnóstico preocupante e surpreendente sobre o tema. A pesquisa ouviu alunos, pais e professores de escolas de todo Brasil.
cx
Em relação aos aspectos positivos a pesquisa retrata que o jovem busca mais conhecimento sobre sexualidade e que não se caracterizam por atitudes promíscuas, apesar de questionarem tabus sexuais e as diferenças entre gêneros.
s
Contudo, a pesquisa também aponta que os jovens iniciam sua vida sexual cedo. De maneira geral eles não dão tanta importância à virgindade e consideram o sexo tão importante para os homens quanto para as mulheres.
d
Apesar disso não se protegem adequadamente contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST) e AIDS, além de enfrentar com grande frequencia a gravidez precoce, talvez o mais grave problema identificado pela pesquisa.
d
Segundo os dados coletados, 14,7% das entrevistadas declararam ter engravidado, pela primeira vez, entre 10 e 14 anos. È sabido que a gravidez precoce pode gerar problemas de saúde para a mãe, abandono da escola além de contribuir para a reprodução da pobreza, trazendo prejuízos para quem vive a experiência e para a coletividade.
d
A pesquisa traz uma importante reflexão sobre a necessidade de se repensar como preparar os jovens para melhor lidar com sua sexualidade.
d
Se você quiser conhecer na íntegra a pesquisa acesse
Versão eletrônica do livro Juventude e Sexualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário