sábado, 4 de abril de 2009

Música "BAD" do U2

Essa música do U2 foi feita para um amigo da banda que era viciado em heroína. A música fala da vida de um viciado e da vontade de salvar esse amigo. Veja a tradução abaixo e o clipe legendado.

BAD

Se você se torce... e vira...Se você se rasga... em dois de novo...Se eu pudesse... sabe o que eu faria...Se eu pudesse... libertaria...entregaria... moveria...

Se eu pudesse...Atirar essa linha sem vida... ao ventoLibertar esse coração de lama...Ver você andar... andar por aí...para dentro da noite... e através da chuva...para dentro da meia-luz... e através da chama...

Se eu pudesse... através de mim...Deixar o seu espírito livre...Levaria o seu coração embora...Ver você andar por aí...para dentro da luz... e para o dia...

Para libertar... para então encontrar um caminho...

Estou plenamente desperto... plenamente desperto...Não estou dormindo...

Se você perguntasse...Talvez eles te contassem...O que eu queria dizer...Cores verdadeiras voam...em azul e preto...Por um céu sedoso...E a bandeira que queima...As cores batem...Colidem nos olhos vermelhos...

Se eu pudesse... sabe o que eu fariaSe eu pudesse... libertaria...

Este desespero... movimentação...separação... condenação...revelação... em tentação...isolamento... desolação...

Para libertar... para então encontrar um caminho...

Estou plenamente desperto... plenamente desperto...Não estou dormindo...



Abaixo, Clipe do U2 -música "Beautiful Day".


Como podemos ajudar um jovem a ter uma atitude adequada com relação às drogas?

O que os pais podem fazer é tornarem-se exemplo para os filhos. A maneira como os pais lidam com a questão tem muito mais efeito sobre o jovem do que as informações que são dadas. Ou seja, o que se faz é muito mais importante do que o que se diz.
As crianças e os jovens começam a aprender o que é droga quando observam os adultos em busca de tranqüilizantes ao menor sinal de tensão ou nervosismo. Aprendem também o que é droga quando ouvem seus pais dizerem que precisam de três xícaras de café para se sentirem acordados, ou ainda quando sentem o cheiro da fumaça de cigarros. Além disso, eles aprendem o que é dependência quando observam como seus pais tem dificuldade em controlar diversos tipos de comportamento, como, por exemplo, comer de modo exagerado, fazer compras sem necessidade, trabalhar excessivamente.
Os adultos tem sempre "boas" formas de justificar esses comportamentos, mas na verdade trata-se de um modelo de comportamento impulsivo e descontrolado. E esses modelos de comportamento podem ser copiados pelos jovens na forma como se relacionam com as drogas.
Somos uma sociedade de consumidores de produtos e a maioria de nós estabelece relações complicadas com as drogas. Não é difícil encontrar pessoas que, ao menor sinal de sofrimento, de desconforto, lançam mão de um "remedinho", de uma "cervejinha", de um "cafezinho" ou de um "cigarrinho" para aplacar a ansiedade de forma quase instantânea. Esse é o princípio básico de modelo de comportamento dependente que observamos em um imenso número de adultos e pais que, sem a menor consciência do que estão fazendo, "ensinam" aos filhos, alunos e jovens em geral que os problemas podem ser resolvidos, como que por um passe de mágica, com a ajuda de uma substância.
É muito importante que os jovens compreendam, por meio de nossas atitudes, qual é a atitude adequada em relação às drogas. Esse processo de aprendizagem começa na infância e continua até o final da adolescência.
fonte: CEBRID - Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas.

Juventudes da IECLB comemoram no dia 21 de abril, o Dia Nacional da Juventude

Comemorar o seu dia já é uma prática comum das juventudes em muitas regiões do país. Mas, foi em 1996, em Colatina/ES, no XIV CONGRENAJE, que as RE II, IV, VI e VIII sugeriram o dia 21 de abril para esta comemoração nacional, justificando que esta data já teria alguma tradição na caminhada da JE em muitos lugares. Após votação, o dia 21 de abril passou a ser oficialmente o Dia Nacional da Juventude - DNJ.

Esta data tem o objetivo de reunir diferentes juventudes para comemorar o seu dia, de forma reflexiva, dinâmica e envolvente. A cada ano o CONAJE propõe uma temática para servir de orientação para este dia. Para 2009, a proposta é refletir a partir do tema da IECLB: Missão de Deus - Nossa Paixão. Segue abaixo uma sugestão de atividades e celebração, que poderá ser adaptada conforme cada realidade.

terça-feira, 31 de março de 2009

Sites, música e vídeos sobre Drogas

Olá pessoal ! Segue alguns vídeos, músicas e links sobre o tema drogadição.

Mande sua contribuição e ajude a construir este blog de discussão e estudo de temas acerca da juventude !!

www.antidrogas.com.br - site independente, que teve início em Agosto de 2000 com a proposta de conscientização sobre os males causados pelas drogas.

http://www.na.org.br/portal/ - site oficial dos Narcóticos Anõnimos

Trailer do Filme "Aos treze"(thirteen) - Tracy (Evan Rachel Wood) é uma adolescente inteligente e uma aluna brilhante Um dia ela se torna amiga de Evie (Nikki Reed), a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe (Holly Hunter).

Música - Depoimento de um viciado


Jovem e drogas - reportagem na Band

Revista Novolhar - Transformação Brutal

Olá amigo, amiga do Blog ! A revista Novolhar, edição Março-Abril, traz interessantes matérias sobre como os jovens, os adolescentes, estão vivendo e sentindo-se nos dias atuais. É um grande desafio para a sociedade, para as famílias e também para a Igreja proporcionar espaços saudáveis e ao mesmo tempo atrativos. Nos trazemos trechos do artigo da capa da revista, muito rico em informações, sobre essa fase delicada da vida. Nesta semana e na próxima queremos trazer dois temas muito candentes e que serão a base de nossas enquetes: Jovem e drogadição, e Jovem e Sexualidade. Então vamos lá ! Entender e aprender um pouco mais...
Conceito relativamente novo, o termo "adolescência" designa a passagem do ser humano da infância para a vida adulta, provocando mudanças no corpo, que cresce rapidamente, e na mente, que quer manter os elos perdidos com a fase anterior sem abrir mão das conquistas da nova fase. Apesar de ser um período curto, exige paciência.
Mas o que exatamente significa adolescer? E por que é uma fase tão complicada para muitos e, ao mesmo tempo, tão importante? Silvana Henzel, psicanalista pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre, diz que “adolescer significa estar em um processo de crescer e isso implica questionar o mundo e questionar-se sobre si mesmo”. Psicóloga clínica há 18 anos, ela acrescenta que antigamente não se adolescia da mesma forma que hoje. "Havia rituais na puberdade que marcavam a transição da infância para a idade adulta. Não havia espaço no meio para a expressão da crise", observa. Hoje, essa transição é diferente. "A adolescência é um período delicado, que demanda atenção. A palavra vem do latim 'adolescere' - que significa “fazer-se homem/mulher” ou “crescer na maturidade”, sendo caracteriza­da por mudanças físicas, psicológicas e sociais", acrescenta Angele Lopes Fritsch, integrante do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos em Porto Alegre. "Por ser intensa e complexa, diz.-se que a adolescência constitui uma grande crise no ciclo vital, porque em alguma medida todos os jovens experimentam conflitos e inseguranças nessa fase", afirma a psicóloga, que há dez anos trabalha com adolescentes. Ela lembra que sair dessa fase pressupõe que estejam encerradas algumas "tarefas" ou desafios da adolescência, como, por exemplo, independentizar-se financeiramente da família.
Essas mudanças e alterações típicas também geram medos, rebeldias e inseguranças. O psiquiatra José Outeiral explica que faz parte da adolescência o processo de separação do mundo adulto (pais da infância) e da aquisição de uma identidade própria. "É norma, nesse processo, contrariar os pais, discordar das regras e, assim, adquirir uma 'identidade própria'." A perda dos pais da infância, que eram vistos como heróis, idealizados, detentores de todas as respostas, é comum nessa fase. "Agora os pais passam a ser vistos como são, com qualidades e defeitos, não tão poderosos, mas passíveis de ser questionados", acrescenta a psicóloga Angele Fritsch. A autoestima é posta à prova. "As mudanças corporais trazem inseguranças e o temor de vir a ser indesejado: Será que vou crescer mais do que isso? Gostarei! gostarão de minha aparência de adulto? Essas espinhas durarão para sempre? São perguntas comuns que aterrorizam os jovens", lembra. "Muitas vezes, o adolescente sente-se incompreendido porque alguns de seus problemas (como a espinha que aparece no dia da festa ou a paixão não-correspondida), tão grandes para si, não parecem ter uma dimensão tão aterradora para os adultos que o cercam", observa Angele.
Solução rápida - Muitas vezes, para fugir de tudo, as drogas aparecem como solução. O psicanalista Julio Walz pondera que não há estudos confiáveis sobre se de fato aumentou o consumo de substâncias danosas na adolescência. "A sensação é de que sim, especialmente porque está mais explicito o uso. Isso tem a ver com as novas drogas, mais poderosas e baratas, falta de perspectiva ou dificuldade que os jovens encontram em organizar suas vidas profissionalmente", analisa. A psicóloga Angele Fritsch lembra que a adolescência traz mudanças e, com elas, ansiedades. "Quando um adolescente tem uma dor que não consegue expressar ou amenizar sozinho, ele vai buscar alguma forma de diminuí-la. As drogas, licitas ou ilícitas, encontram aí seu espaço. O uso de drogas tem sido uma forma imediata de calar temporariamente um sofrimento que, às vezes, se prolonga por anos", afirma.
Na busca de saídas desses desafios sempre estão a base familiar e o diálogo entre jovens e adultos. Conversa nem sempre fácil. Para Silvana Henzel, psicóloga do Colégio Sinodal de São Leopoldo por três anos, onde atuou diretamente com essa faixa etária, "entender o adolescer inclui a difícil tarefa de lembrar de si mesmo quando jovem. Ele se torna 'aborrecente' porque causa incômodo, mas não no sentido pejorativo. Incomoda ao desacomodar as verdades trabalhosamente construídas pelos adultos", pondera.

Autora: Vera Nunes, jornalista em Porto Alegre (RS).
Artigo extraído da Revista Novolhar (ANO 7 NÚMERO 26 MARÇO E ABRIL DE 2009), com autorização da Editora Sinodal. Acesse o texto na íntegra clicando aqui
Assinaturas => Fone/Fax: (51) 3037 2366
Assinatura anual R$27,00.

Site da revista: WWW.novolhar.com.br

Site da editora: WWW.editorasinodal.com.br

segunda-feira, 30 de março de 2009

Por que os jovens ficam entediados ?

O cérebro dos jovens passa por muitas mudanças. A Neurocientista Suzana Herculano-Houzel vai ajudar você a entender melhor ... (Série do Fantástico)


Comunidade no Orkut


Atenção orkuteiros de plantão !


Criamos um usuário e uma comunidade do Fórum da Juventude no Orkut !
Lá serão publicados tópicos em forma fóruns que podem ser respondidos instantaneamente.
Os assuntos serão diversos e sua contribuição é muito importante !


Resultado da Enquete nº1

Resultado da Enquete nº1

Você acha que a IECLB deveria partir para uma“proposta mais agressiva” para atrair os jovens, assim como fez uma igreja em SP instalando um ringue de vale-tudo ?

77% - A igreja precisa inovar, mas com equilíbrio.

14% - Não. A igreja está boa assim.

7% - Sim. Idéias desse tipo são bem vindas.