quarta-feira, 20 de maio de 2009

Redes Sociais - internet

O que é Rede social ?
Relação estabelecida entre indivíduos com interesses em comum em um mesmo ambiente. Na internet, as redes sociais são as comunidades online como Orkut , Facebook e MySpace, em que internautas se comunicam, criam comunidades e compartilham informações e interesses semelhantes.



As redes sociais em números
Em janeiro de 2009, o Orkut fez cinco anos. E se consolidou como o site mais acessado do Brasil. Fato que não acontece em outros países. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 80% dos internautas brasileiros navegam por esse tipo de site, média superior à de países como Estados Unidos (67%) e Suíça (51%). Sem falar no tempo. Passamos um quarto do tempo online em sites de relacionamento - três vezes mais que os britânicos. O segundo lugar na preferência da galera é o Sonico, e depois o MySpace. O Facebook não agradou e atingiu apenas 2% da população online brasileira.
Pesquisadores que analisam o fenômeno das redes sociais afirmam que elas já são mais populares que os e-mails. Mesmo sem ter o conceito formulado, a maior parte da população participa de alguma rede. Seja ela profissional, de relacionamento ou educacional. E a tendência é aumentar. O estudo divulgado pela Nielsen, em março, afirma que o tempo de navegação em redes sociais e blogs têm crescido a uma taxa três vezes maior que a média geral da internet. Enquanto o tempo na web em geral aumentou 18%, entre 2007 e 2008, o tempo dedicado aos sites sociais cresceu 63%, chegando a 45 bilhões de minutos.
Fonte:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26m.asp

Vídeos sobre internet





Jovem e Internet

JOVEM E INTERNET
Dar uma passadinha pelo site de relacionamentos Orkut, ou bater um papo no comunicador instantâneo MSN, tornou-se algo mais que corriqueiro na vida dos jovens brasileiros. Dados divulgados pela Microsoft, recentemente, revelam que o Brasil atingiu a marca de 30,5 milhões de usuários no MSN Messenger, ou cerca de 11% do total mundial de 263 milhões de usuários.
A febre dos comunicadores virtuais não é recente. Outras ferramentas, como o canal de bate-papo IRC (do inglês, Internet Relay Chat) e o ICQ (acrônimo na pronúncia em inglês I Seek You), já foram muito usadas no final da década de 90. Já o MSN e o Orkut tornaram-se sensação no início de 2004, quando ‘grupinhos’ da vida real passaram a também utilizar os dois serviços para se relacionar no mundo virtual.
As ferramentas são importantes como formas de aproximação e contato na opinião da psicóloga Elizabeth Haro. “O contato pessoal nem sempre permite se relacionar com tantas pessoas ao mesmo tempo como essas ferramentas”, afirma ela. Segundo a especialista, os canais virtuais proporcionam um impacto muito maior das mensagens, ideologias, modismos, pela velocidade e abrangência que a internet oferece.
E o vício, nestes casos, não está afastado. “O uso excessivo e exclusivo para o relacionamento dos jovens é prejudicial, porque eles se escondem atrás da máquina, chegando até a mudar a identidade e inventar personalidades”, observa a psicóloga. “Quando isso é uma brincadeira tudo bem, o problema é quando se perde o limite, e isso leva a compulsão”, completa.
Os jovens internautas também se mostram precoces e autodidatas. Segundo pesquisa da Safernet, 49% do jovens aprenderam a navegar sozinhos; e 32% tinham entre 5 e 9 anos quando tiveram contato com a internet pela primeira vez.
O levantamento da SaferNet — que ouviu 1.326 pessoas de 26 estados, sendo 451 pais e 875 crianças ou adolescentes de até 18 anos — aponta que o internauta brasileiro costuma expor sua intimidade. Setenta e dois por cento dos participantes do estudo dizem publicar suas fotos na rede, e 51% divulgam o sobrenome além do nome verdadeiro, algo que não é recomendado.